Parcerias Literárias

Imagem relacionada
Como todo mundo deve saber(ou não), nosso querido blog possui parceria com as editoras Andross e com o Grupo Editorial Autêntica e, caso vocês queiram saber um pouco mais sobre elas, é só clicar nos seus respectivos selos aí na lateral do blog. As duas já são parceiras fazem um tempinho e eu mal posso expressar o quanto elas me deixam feliz a cada e-mail que eu recebo!
E agora, depois de participar de inúmeras seleções de parcerias com editoras e escritores, venho por meio desta anunciar que  ~ rufem os tambores ~ eu consegui parceria com o Grupo Companhia das Letras e com a maravilhosa Beatriz Nogueira!!!
Então, para tentar ajudar quem está na batalha infinita de conseguir parceria, eu resolvi falar um pouquinho sobre quais são os requisitos que eles geralmente pedem, onde encontrar as inscrições e como as conseguir.

Onde encontrar inscrições?
Uma das formas mais verdadeiras e únicas de se saber quando as seleções de parcerias estão abertas, é acompanhando o que as editoras postam nas redes sociais, principalmente nas fanpages delas. No geral, as seleções são sempre abertas no início e final de ano, mas algumas gostam de ousar e abrir no meio do ano. Então, eu aconselho que além de as seguir, você ainda coloque para ver primeiro o que elas postam.
Já falando sobre escritores, muitos deles fazem parcerias diretamente com quem se interessam. Porém, a parceria já funciona de uma forma diferente, afinal eles não são uma editora e, por isso, só são "obrigados" a mandar o livro com o qual você fez a parceria. Todavia, muitos deles fazem sorteios e enviam marcadores, sem falar nas novidades de livros futuros.
No geral, esses escritores estão sempre abertos a formar parcerias e você pode encontrá-los e contatá-los também em redes sociais ou mandando um e-mail diretamente para eles.

Como fechar a parceria?
Esse quesito é realmente um pouco mais complicado, pois as editoras e escritores são bastante exigentes na hora de escolher o blog que ficará 1 ano ao lado deles.
Simplificando, no momento em que você responde o questionário de parceria, eles pedem para você responder algumas questões que irá facilitar a escolha e, antes de todo formulário, eles explicam como analisam o blog. Todavia, caso alguém ainda não saiba ou não tenha prestado atenção a isso, aqui estão os critério de avaliação:
1. Estética/Layout do blog.
2. Escrita(coesão, erros ortográficos etc).
3. Retorno(seguidores, comentários, visualizações etc.).
4. Presença(quantas vezes publica posts e em quais dias da semana).

Dica Extra
Vários sites e blogs atualizam constantemente posts com as editoras que estão com parcerias abertas e os links diretos para se inscrever. Procure um blog que goste e fique acompanhando esse post.


Na realidade, algumas dicas são bem fáceis de seguir e, se você tiver sorte, o escritor com que você pretende criar um vínculo, vai pedir coisas ainda mais simples para você seguir e respeitar.
Agora, falando mais um pouco sobre parceria com escritor, aí vai um pouco mais sobre a primeira parceira oficial do blog, a escritora Beatriz Nogueira e seu livro A Garota do Casaco Vermelho:
Sinopse:
A Garota do Casaco Vermelho é uma lenda urbana viva. Sua identidade é conhecida somente pela veste. O casaco. Ninguém sabe ao certo quem ela é, mas todos conhecem muito bem sua missão: matar aqueles que fazem mal ao mundo.
Entrelaçados não apenas por suas relações pessoais, mas por Ela, cinco adolescentes iniciam uma busca incessante. O objetivo? Descobrir a identidade da Garota antes que a polícia a encontre.Durante esse grande jogo, segredos serão revelados. Todos possuem um lado sombrio. Até que ponto uma amizade vale mais que um cadáver? Poder. Romance. Traições. Política. Reviravoltas. Perigo. E a grande pergunta: Justiça?!


Mal posso esperar para ter em mãos A Garota do Casaco Vermelho e não se preocupem, em breve terá resenha sobre ele, para vocês conhecerem um pouco mais sobre a história e darem uma chance para a literatura brasileira.
Quanto as parcerias com editoras, creio que todos saibam como funciona. Inclusive, várias das resenhas aqui do blog são sobre livros que eu recebi e vocês podem lê-las clicando em Livros, na parte superior da tela.
Espero que eu tenha ajudado e que vocês consigam parcerias com quem desejam. Toda sorte do mundo para nós blogueirinhos de plantão!

4 comentários

  1. Ahh que Parabéns, seria um sonho mesmo fazer parceria com alguma editora.
    Beijos!!!
    http://infinitomundodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, adorei esse post, ficou beeem útil e muito bem trabalhado, mesmo!!
    Parabéeeeens!!
    E muito obrigada pela parceria, vai ser lindo <3
    Beijos!!

    ResponderExcluir

*Seja educado(a) e respeite a todos.
Deixe sua opinião, ela será sempre bem vinda, assim como você ❥