Valerie e Nick sempre foram aquele tipo de casal romântico que sofre juntos. Eles se uniram através de algo em comum: os problemas. Os dois sempre sofreram bullying na escola e ao chegar em casa, sofriam ainda mais com as brigas que eram obrigados a presenciar.
Em meio a todos esses problemas, Valerie criou uma forma de se vingar de todos os bullies, mesmo que mentalmente. Ela inventou A Lista Negra, um caderno onde ela criava apelidos e zombava de todos aqueles que a faziam se sentir mal. Quando Nick soube, quis fazer parte juntamente com ela na "vingança de mentirinha", contudo conforme o tempo passava e o sofrimento dos dois continuava, Nick resolveu se vingar de uma forma mais real.
Um dia que era para ser como outro qualquer, na escola , o garoto discriminado por ser quem é, começou um massacre e o que era para ser uma brincadeira passou a ser real. Nick destruiu e tentou destruir a vida de grande parte dos estudantes que faziam parte da Lista Negra, e quando Valerie tomou uma atitude drástica e desesperada, ele resolveu se autodestruir.
A partir desse caos, Valerie precisa reconstruir sua vida, porém agora ela está sem seu melhor amigo, sem seu grande amor e ela acredita que terá que passar por todo interrogatório e por todos os olhares de pena e ódio, completamente sozinha. Afinal, grandes acontecimentos podem transformar pessoas.
"E foi assim que começou a famosa Lista Negra: como uma piada. Uma forma de descarregar a frustração. No entanto, ela acabou se transformando em algo que eu nem imaginava."
Opinião:
A Lista Negra é o tipo de livro que você lê e quando termina você não sabe como agir, nem o que sentir. Ótimo para ter ressaca literária. Afinal, ele aborda assuntos que são delicados, como o bullying e a depressão em adolescentes.
Nós vemos pelo ponto de vista de uma jovem que só queria que todo os sofrimento acabasse, o quanto pode ser doloroso perder sua válvula de escape e ser acusada de algo que jamais imaginou que fosse acontecer. Valerie só queria que tudo ficasse bem e por isso não viu coisas que estavam do lado dela, a garota simplesmente se entregou a pessoa que a amava e esperou que o sofrimento acabasse.
Em todo o momento que li o livro, meu coração estava na minha mão, pois eu simplesmente queria entrar na história e ajudar. Então, quando certos personagens aparecem para ajudar Valerie, consideramos que mesmo quando tudo está despedaçado, é possível seguir em frente.
"Às vezes, mesmo as coisas que você espera que vão acontecer podem magoar."
"Era bom fazer parte de um 'nós', com os mesmos pensamentos, os mesmos sentimentos, os mesmos problemas. Mas agora, a outra metade desse 'nós' tinha ido embora, deitada no meu quarto escuro percebi que não sabia como me tornar eu mesma de novo."
"Como sempre há tempo para a dor, também sempre há tempo para a cura. É claro que há."
Autor: Jennifer Brown.
Editora: Gutenberg.Páginas: 256.
Compre online: Saraiva. Submarino.
Posso dizer que esse foi o melhor livro que eu já peguei emprestado e, agradeço de coração a pessoa que compartilhou essa história maravilhosa comigo. E por ser emprestado, não tirei tantas fotos, mas afirmo que a diagramação e a estrutura do livro são perfeitas e que vale a pena pagar o preço que for para tê-lo na estante!
Se você já leu, me conta o que achou e se não leu, me fala o que achou da resenha! A Lista Negra é um dos meus livros preferidos, portanto vou adorar saber sua opinião!
2 comentários
A qualidade do seu blog é fora do sério! Design, conteúdo, imagens. Está de parabéns!
ResponderExcluirwww.retalhodavida.wordpress.com
Muito orbrigada <3 Fico feliz que esteja gostando!
Excluir*Seja educado(a) e respeite a todos.
Deixe sua opinião, ela será sempre bem vinda, assim como você ❥