Resenha: A Lista Negra - Jennifer Brown


Resenha:
Valerie e Nick sempre foram aquele tipo de casal romântico que sofre juntos. Eles se uniram através de algo em comum: os problemas. Os dois sempre sofreram bullying na escola e ao chegar em casa, sofriam ainda mais com as brigas que eram obrigados a presenciar.
Em meio a todos esses problemas, Valerie criou uma forma de se vingar de todos os bullies, mesmo que mentalmente. Ela inventou A Lista Negra, um caderno onde ela criava apelidos e zombava de todos aqueles que a faziam se sentir mal. Quando Nick soube, quis fazer parte juntamente com ela na "vingança de mentirinha", contudo conforme o tempo passava e o sofrimento dos dois continuava, Nick resolveu se vingar de uma forma mais real.
Um dia que era para ser como outro qualquer, na escola , o garoto discriminado por ser quem é, começou um massacre e o que era para ser uma brincadeira passou a ser real. Nick destruiu e tentou destruir a vida de grande parte dos estudantes que faziam parte da Lista Negra, e quando Valerie tomou uma atitude drástica e desesperada, ele resolveu se autodestruir.
A partir desse caos, Valerie precisa reconstruir sua vida, porém agora ela está sem seu melhor amigo, sem seu grande amor e ela acredita que terá que passar por todo interrogatório e por todos os olhares de pena e ódio, completamente sozinha. Afinal, grandes acontecimentos podem transformar pessoas.

"E foi assim que começou a famosa Lista Negra: como uma piada. Uma forma de descarregar a frustração. No entanto, ela acabou se transformando em algo que eu nem imaginava."

Opinião:
A Lista Negra é o tipo de livro que você lê e quando termina você não sabe como agir, nem o que sentir. Ótimo para ter ressaca literária. Afinal, ele aborda assuntos que são delicados, como o bullying e a depressão em adolescentes.
Nós vemos pelo ponto de vista de uma jovem que só queria que todo os sofrimento acabasse, o quanto pode ser doloroso perder sua válvula de escape e ser acusada de algo que jamais imaginou que fosse acontecer. Valerie só queria que tudo ficasse bem e por isso não viu coisas que estavam do lado dela, a garota simplesmente se entregou a pessoa que a amava e esperou que o sofrimento acabasse.
Em todo o momento que li o livro, meu coração estava na minha mão, pois eu simplesmente queria entrar na história e ajudar. Então, quando certos personagens aparecem para ajudar Valerie, consideramos que mesmo quando tudo está despedaçado, é possível seguir em frente.

Frases:
"Às vezes, mesmo as coisas que você espera que vão acontecer podem magoar."
"Era bom fazer parte de um 'nós', com os mesmos pensamentos, os mesmos sentimentos, os mesmos problemas. Mas agora, a outra metade desse 'nós' tinha ido embora, deitada no meu quarto escuro percebi que não sabia como me tornar eu mesma de novo."
"Como sempre há tempo para a dor, também sempre há tempo para a cura. É claro que há."


Autor: Jennifer Brown.
Editora: Gutenberg.
Páginas: 256.

Compre online: SaraivaSubmarino.

Posso dizer que esse foi o melhor livro que eu já peguei emprestado e, agradeço de coração a pessoa que compartilhou essa história maravilhosa comigo. E por ser emprestado, não tirei tantas fotos, mas afirmo que a diagramação e a estrutura do livro são perfeitas e que vale a pena pagar o preço que for para tê-lo na estante!
Se você já leu, me conta o que achou e se não leu, me fala o que achou da resenha! A Lista Negra é um dos meus livros preferidos, portanto vou adorar saber sua opinião!

2 comentários

  1. A qualidade do seu blog é fora do sério! Design, conteúdo, imagens. Está de parabéns!

    www.retalhodavida.wordpress.com

    ResponderExcluir

*Seja educado(a) e respeite a todos.
Deixe sua opinião, ela será sempre bem vinda, assim como você ❥