Personagens Leitoras

Raramente encontramos em filmes, séries e até mesmo nos próprios livros personagens que leem. Contudo, existem três garotas (mentalmente conhecidas como as meninas superpoderosas) que sempre que eu as vejo em ação nas telinhas, transbordo de inspiração e coragem pra retomar minhas leituras e começar outras.
Todas elas possuem características diferentes, porém a mágica literária as une e é isso que as torna tão especiais para mim. Personalidades e histórias diferentes, mas integralmente leitoras.


A Bela e a Fera foi o meu primeiro amor, meu supetão inicial para começar a amar ler. O primeiro desenho que eu assisti onde a garota consegue viver em vários mundos, sem se sentir perdida neles. Pois, por mais que algumas das outras princesas gostem de ler, Bela consegue passar à todos a mensagem de que os livros são um ótimo lugar para se viver e que ao lado deles podemos acreditar que um futuro melhor possa vir a existir, sem falar que com o seu vocabulário, podemos notar que a leitura também é uma ótima ajudante na hora de se expressar.

Tudo bem que Hermione Granger está constantemente estudando e por isso, os livros que ela geralmente lê são de e para estudo. Mas a velocidade com que a garota consegue ler e absorver as histórias e informações facilmente, é de tirar o fôlego. Sempre que necessário, ela possui em mente as melhores formas de se livrar dos problemas e de fazer feitiços, pois vive ~literalmente~ com a "cara nos livros". E certamente, que quando ela não está estudando por diversão ou pra valer, ela lê alguma história boba, mas que cativa o coração.
Enfim, ela é uma ótima inspiração para aqueles que  acham que necessitam de um empurrãozinho para estudar ou voltar a ler assiduamente.
Imagem de harry potter and book

Por último, Rory Gilmore, a garota nerd, cinéfila e fanática por livros de todos os tipos. Durante a série, vemos Rory debater (a maioria) 340 obras literárias de variados gêneros e escritores. Aprendemos com ela várias dicas e mandamentos da leitura, que - obviamente - muitos leitores já conhecem, como: sempre levar um livro na bolsa a onde quer que você vá, aproveitar ao máximo promoções, sempre arrumar um espacinho para as novas aquisições, cheirá-los sempre que possível, ler em qualquer lugar etc.
Já criaram até desafios literários com o nome dessa personagem tão maravilhosa, ou seja, ela realmente inspirou e continua inspirando pessoas de todos os tipos a lerem livros que jamais se imaginariam lendo e a se entregarem verdadeiramente a esses novos mundos.

Eu ainda conseguiria citar vários outros personagens, como a pequena e encantadora Matilda ou como o aventureiro Klaus Baudelaire, porém, tenho certeza de que eles não ligam de ficar para outra hora, priorizando e dando lugar as minhas garotas favoritas (do momento e de sempre). Afinal, dentro de um coração leitor, sempre cabe mais um personagem.

4 comentários

  1. Eu nunca tinha parado pra pensar nesses personagens, mas acho que já passei por muitos deles nos livros que li
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza deve ter passado por um! Se lembrar de algum, me avise ;D

      Excluir
  2. AAAAAWN A Bela e a Hermione são minhas personagens favoritas! Adorei o post, to morrendo de amores agora. hahaha
    Beijinhos <3
    Livros, Amor e Mais

    ResponderExcluir

*Seja educado(a) e respeite a todos.
Deixe sua opinião, ela será sempre bem vinda, assim como você ❥