5 Dicas Para Conseguir Estudar

Com o vestibular chegando, eu ando me esforçando o máximo possível para conseguir conciliar todos os meus compromissos com os estudos. 
Então, eu criei meu próprio plano de estudos para seguir e percebi na marra que algumas coisas são muito importantes na hora do estudo. 
E como eu sei que também existem pessoas que fazem várias coisas, mas que querem passar no vestibular ou em algum provão, trouxe 5 dicas (que eu costumo seguir à risca) para ajudar quem quer organizar o tempo que possui, icluindo algumas horas para conseguir estudar melhor, sem se preocupar em utilizar a forma decoreba e sim a de real aprendizado. 
Veja as dicas abaixo:

Se organizar.
Um passo importante para começar a estudar direitinho é não estudar um monte de matérias de uma vez. Montar um cronograma com os horários e as matérias que você pretende estudar é de grande ajuda, afinal você irá seguir aquele cronograma, igual a uma escola. E ainda, nele você poderá colocar seus outros compromissos, ou seja, será seu calendário pessoal! Tente o deixar em algum lugar visível, para que você não esqueça dos afazeres.

Ler, marcar, escrever.
Leia, releia e no fim, faça um resumo daquilo que você acabou de estudar. Assim, sempre que você esquecer algo sobre o assunto ou quiser ler novamente para o fixar na mente, você terá o resumo e, dependendo de onde você escrever, você poderá ler em qualquer lugar.
Marcar com marca textos ou canetas coloridas o que vc considera importante é essencial, pois caso você não faça o resumo, na hora de ler novamente esses textos, você verá o que você considera a ideia central do texto destacada e o compreenderá mais fácil e rápido do que na primeira vez.



Se esconda.
Estudar em um ambiente tranquilo, onde ninguém te atrapalhe é de extrema importância! Afinal, se você estiver estudando um assunto chatinho, qualquer distração é um motivo para parar de estudar. 
O conforto também é imprescindível, pois se você estiver relaxado (não a ponto de cochilar) conseguirá manter o foco na matéria. E isso nos leva a próxima dica:
Coma chocolate.
O chocolate contém substâncias que te ajuda a não se dispersar tão facilmente e te mantém enérgico, o que é fundamental na hora do estudo. Ele manda a preguiça embora e faz você manter o foco. Só não exagere, pois chocolate também pode fazer muito mal à saúde.

Não estude sem pausas.
Sim, eu sei que dependendo do vestibular ou do provão que você irá fazer, o tempo é indispensável. Contudo, as pausas podem te ajudar a manter a calma e a absorver o assunto analisado e, claro, estudar constantemente também pode te enlouquecer. Lembre-se da famigerada frase (geralmente dita pelos pais): tudo em excesso faz mal.
Aproveite a pausa para comer o chocolate, una o útil ao agradável!
Enfim, espero que as dicas tenham sido úteis e que possam te ajudar quando for necessário.
Boa sorte!

0 comentários

*Seja educado(a) e respeite a todos.
Deixe sua opinião, ela será sempre bem vinda, assim como você ❥