Resenha: Um Milhão de Finais Felizes - Vitor Martins

Resenha:
Jonas foi criado dentro de um lar problemático, onde sua mãe extremamente religiosa tem que conviver com um pai ignorante e bêbado e onde ele precisa esconder seus gostos e opções por medo da reação de ambos. Dessa forma, para ganhar algum dinheiro e ter a oportunidade de um dia dar um jeito na sua vida, Jonas se desloca todo dia de Santo André até São Paulo para trabalhar em uma cafeteria ao lado de uma amiga simpática que lhe faz rir todos os dias.
E, para de distrair, Jonas costuma colocar sorrisos nos copos dos garotos que ele acha bonito. Até que um dia, aparece um garoto que ele nunca havia visto e que lhe dá tanta inspiração que é preciso escrever um livro. Ou seja, Jonas tem um crush a primeira vista que, na sua mente, ele é chamado Barba Ruiva. Entretanto, o que parecia impossível acontece.
Ao ir com os amigos em uma balada no carnaval, ele reencontra o Barba Ruiva sozinho e desamparado e é ali que ele vê sua chance de viver um amor lindo e intenso acontecer. Porém, depois de passarem a noite juntos, uma amiga de Jonas precisa ir para o hospital e, infelizmente, ele precisa se separar de seu par sem ao menos ter dado seu número de telefone.
Depois de um tempo, quando tudo parece perdido e Jonas volta a desacreditar que esse Pirata bonitão iria querê-lo, sua amiga e colega de trabalho faz o que qualquer cupida na situação dela faria, dá o número de telefone do amigo assim que ela encontra o Barba Ruiva.
Agora, apaixonado, feliz, escrevendo o que sempre quis e convivendo com amigos incríveis, Jonas precisa fazer uma escolha entre suas duas vidas duplas. O problema é que ele não esperava que essa escolha seria tirada dele, sem ao menos ter uma chance de se explicar.

Opinião:
Esse foi o primeiro livro do autor que eu tive oportunidade de ler, pois por mais que já tivesse lido algumas coisas (como o conto de natal), eu ainda não havia lido algo de fato. Então, quando a Bienal do Livro chegou e eu vi que além de estar com um ótimo preço, eu ganharia brindes e um autógrafo, precisei comprar. E embora eu tenha comprado por causa de vários fatores aleatórios, eu não me arrependi em nem um segundo enquanto estava lendo.
Um Milhão de Finais Felizes fala sobre um assunto que eu, particularmente, não sou perita no assunto. Afinal, é aquela velha história de "você nunca sabe o que o outro está passando" e, realmente, eu não fazia ideia do quão profundo a situação era até ler sobre. Esse é o primeiro livro com a temática LGBTQ que eu leio e que mostra vários lados e personalidades diferentes sobre o assunto.
O protagonista é um garoto que evoluiu muito no passar das páginas e isso se torna extremamente notório quando lemos sobre seus relacionamentos e desenvolvimento pessoal. Ele passa por problemas que são reais e que nos faz ter vontade de abraçá-lo e dizer que vai ficar tudo bem. Por isso, fiquei muito feliz em ler que a segunda família do personagem fez isso por mim, inclusive, ao acompanharmos os problemas dos personagens secundários, quis guardar todos em um potinho para ninguém machucá-los.
A história é repleta de temáticas importantes, mas que são tratadas com cuidado e carinho pelo autor. A escrita dele é maravilhosa, pois flui de uma forma leve e curiosa, de forma que eu terminei o livro em apenas 2 dias. Essa história realmente merece ser lida por todos, incluindo aqueles que fazem parte ou não da comunidade LGBTQ.

Frases:
"Acho que o grande problema é que eu leio demais. Fico fantasiando sobre como as coisas podem acontecer comigo de um jeito mágico e orquestrado pelo universo."
"A felicidade não dura para sempre. Você precisa aproveitar enquanto ela esta aqui."

Autor(a): Vitor Martins
Editora: Globo
Páginas: 384
Compre Online: Submarino | Amazon

Todas as fotos que eu tenho com o Vitor desde que o conheci (no caso, 2017 e 2018 hahah)

Apoiar a literatura nacional é de extrema importância, principalmente nesse momento caótico que nosso país se encontra. E, o fator de o Vitor Martins ter uma escrita incrível e ser uma pessoa extremamente gentil só fortalece o fator de termos que nos ajudar. Então, assim que você tiver uma oportunidade, não deixe de ler, o livro não é caro e essa história merece ser contada!

6 comentários

  1. Oi Thaís. O livro do Vitor Martins está sendo super bem comentado e tenho muito interesse em ler por diversos motivos: ainda não conheço a escrita do autor, nunca li um livro LGBTQ, é literatura nacional que super concordo em apoiar... além disso, pelo que falou na resenha existe o amadurecimento do personagem e eu acho isso fantástico. Adorei a resenha!
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim e estou extremamente contente por esse avanço no mundo literário!
      Fico feliz que você tenha tantos pontos positivos para poder ler, realmente são pontos fortes e mal posso esperar para você voltar aqui e me contar o que achou ^^
      Muito obrigada!!

      Excluir
  2. Oi Tháis, ainda não li nenhum LGBTQ, e estou animada com os autores nacionais que estão escrevendo sobre isso! Eu já estava achando essa capa super fofa, mas nunca tinha lido nada sobre, está anotadíssimo, em breve vou ler !

    Beijos da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é? É um mundo totalmente inovador e diferente!
      Fico feliz que tenha gostado, me conta o que achou do livro depois :)

      Excluir
  3. Aaah, que especial ler isso <3
    Muito obrigada mesmo, saber disso é extremamente gratificante!!

    ResponderExcluir
  4. Binance Login into the wallet but unable to find coins and funds

    Facing trouble in finding coins and funds in your Binance exchange? Seeking best assistance to eliminate it as soon as possible? If yes, just do one easy step, dial Binance Support phone number +1877-209-3306and get rid of all your problems in a jiffy by connecting to the well-experienced professionals. The accomplished professionals are present round the clock to assist users in their difficult time. Feel free to approach them as they deliver quality-driven results and solutions to users.
    For more info: https://www.cryptophonesupport.com/exchange/binance/

    ResponderExcluir

*Seja educado(a) e respeite a todos.
Deixe sua opinião, ela será sempre bem vinda, assim como você ❥