Resenha: Um de Nós Está Mentindo - Karen M. McManus

Resenha:
Após encontrarem celulares nas bolsas de cinco alunos que não deveriam estar usando o telefone, os mesmos precisam ir para a detenção e, por ironia do destino, quatro deles são a personificação dos esteriótipos escolares: a nerd, o delinquente, o esportista e a princesa. Entretanto, um deles não se encaixa em nenhum desses padrões, principalmente por possuir um aplicativo de fofoca onde ele expões segredos que os estudantes jamais queriam que fossem revelados.
Justamente nessa tarde incomum um acidente acontece com Simon, o criador do aplicativo. Enquanto uma batida de carro ocorre do lado de fora e a garrafa d'água de Simon some, ele decide ingerir água do próprio local onde estão, é aí que as coisas começam a piorar. De repente, o garoto alérgico a amendoim começa a ter o choque anafilático que o leva a morte, mesmo com os outros quatro adolescentes tentando desesperadamente ajudá-lo.
Passado alguns dias, a policia começa a investigar o que possivelmente foi um assassinato, afinal o óleo de amendoim foi colocado propositalmente no copo de água de Simon. E, obviamente,
os suspeitos mais importantes são os únicos em que estiveram na sala enquanto toda a situação se desenrolava e que, por coincidência estavam escondendo segredos que Simon havia descoberto antes de morrer. Em meio a depoimentos, fuga da mídia e isolamento social, os quatro segredos vem à tona, deixando os adolescentes com vergonha de seus atos e sentindo vergonha de si mesmos e, quando ninguém mais te entende além de quem está passando pela mesma situação que você, se juntar a eles seria uma boa opção?
No meio de tanta confusão passamos a entender que esses jovens são mais do que seus esteriótipos, inclusive são mais do que qualquer um pode ver e que, na verdade, eles só possuíam esses segredos por medo da pressão externa que sofreriam caso os revelassem. E é exatamente por isso que eles são os principais suspeitos, principalmente por sabermos que um deles está mentindo.

Opinião:
Antes de ler o livro eu fui procurar algumas resenhas, mas quando eu comecei a leitura percebi que o que eu estava sentindo não tinha nada a ver com o que as outras leitoras haviam exposto. Visto que eu só passei a entender e ligar os pontos quando o livro já passava de 70%, ou seja, eu demorei para saber quem estava mentindo e o porquê.
Por isso, eu achei o livro incrível e dei 5/5 no Skoob, posto que a história foi bem escrita e construída, abordando diversos assuntos, como relacionamento abusivo, homossexualidade, depressão e outros, de forma que o leitor pudesse ser alertado de forma natural. Aliás, todos os personagens possuem histórias fortes que nos tocam de várias formas diferentes e que nos faz achar impossível que um deles tenha matado Simon.
Outro ponto importante é a alteração dos pontos de vista no decorrer dos dias datados embaixo de cada nome. No geral, eu odeio alteração de ponto de vista porque acaba se tornando repetitivo e cansativo ler sobre a mesma coisa, mas em Um de Nós Está Mentindo, essa abordagem foi feita de forma diferente, posto que os personagens quase nunca passavam muito tempo juntos e que a história de cada um era diferente da outra, sendo ligados apenas pela suspeita de assassinato. E, como eu mencionei, os dias estavam datados, o que nos dava uma sensação de localização.

Frases:
"Há coisas que são impossíveis de serem desfeitas, não importa o tamanho das boas intenções."
"Agora eis o dever de casa: liguem os pontos. Será que está todo mundo mancomunado ou alguém está no controle? Quem é o manipulador e quem são as marionetes? Vou dar uma pista para vocês começarem: todo mundo está mentindo.Valendo!"
Autor(a): Karen M. McManus
Editora: Galera
Páginas: 384
Compre Online: Submarino | Amazon


Eu recomendo fortemente que todos leiam esse livro, afinal ele possui muitos gêneros inclusos e o principal deles nos faz não conseguir para de ler!
Espero que tenham gostado da resenha e peço que se souberem de mais livros nesse estilo, me contem aí nos comentários. Preciso urgentemente de mais leituras como essa!

4 comentários

  1. Oi Thais. Esse livro tá na minha estante e tenho muita curiosidade em conhecer a historia, gosto de enredos que levam o leitor a se transformar um pouco em "Sherlock Holmes" e faz tempo que não leio algo assim. Deve ser uma leitura intensa também por tantos temas importantes que são abordados. Adorei a resenha!
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora eu não costume ler, eu também adoro leituras nesse estilo!
      Sim, é bem intenso e inovador. Eu já li alguns livros desse gênero, mas esse me conquistou justamente por abordar vários assuntos atuais e importantes ^^

      Excluir
  2. Nossa Thaís, estou doida para ler esse livro! Desde que olhei para ele pela primeira vez, quis ler hahaha adoro essas coisas de segredos (não precisam ser mirabolantes nem nada), mas acho que chama atençao e me deixa presa até o fim, porque sou muito curiosa hahaha E pelo que você disse, vou gostar de esperar até o final para descobrir o assassino...

    Beijos da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro segredos hahah, eu sou doida para ler os livros que inspiraram as séries PLL e Gossip Girl! Sou exatamente como você, só fiquei tão presa por causa da minha curiosidade.
      Espero que você leia e goste <3

      Excluir

*Seja educado(a) e respeite a todos.
Deixe sua opinião, ela será sempre bem vinda, assim como você ❥