Vestibulendo: Til - José de Alencar

Resultado de imagem para til josé de alencar

Resenha:
Embora Til seja um romance, a história foca principalmente em Berta, uma garota gentil, bondosa e muitas vezes ingênua. A garota foi fruto de um amor proibido, amor esse que assassinou sua mãe, a deixando órfã, porém graças a uma mãe que via o desespero de um homem ao tentar cuidar de um bebê, Berta não cresceu ao relento e sozinha. E, com a proteção do capanga Jão Fera, Berta que vivia se metendo em confusões, nunca sofreu um arranhão.
Conhecemos também Miguel, irmão de criação de Berta, apaixonado por ela até certa parte do livro, sempre meio carrancudo e pronto para questionar, caso fosse preciso. Criando um triângulo amoroso, temos Linda, melhor amiga de Berta que é apaixonada por Miguel e é irmã gêmea de Afonso, respectivamente louco de desejo por Berta. Ou seja, temos aí um quase quarteto amoroso, porém Afonso simplesmente gosta de trocar carícias com as moças, então ele a gente só releva.
Ao longo do livro, participamos das aventuras desses 4 jovens e das pessoas que estão ao redor deles. Contudo, presente em quase todos os capítulos, Berta salva a vida de algumas pessoas, ensina outras e conquista todos por onde passa.

"A palavra é estreita para dar passagem às mágoas amassadas no coração, quando se arremessam no primeiro ímpeto e de um do jato."
Resultado de imagem para resenha til josé de alencar
Opinião:
Til é um livro rápido, de leitura um pouco complexa, por causa da linguagem característica da época e lugar. Em terceira pessoa, às vezes voltando no tempo para podermos entender o que aconteceu ou simplesmente trocando o personagem em foco para sabermos o que se passava no determinado momento.
A história possui personagens marcantes que nos conquistam, passamos a entender o porquê dos personagens serem o que são. Vemos o amor e a atenção que alguns têm pelos outros, como por ex.: a ajuda que Berta oferece à Brás sem nada em troca ou Jão Fera se recusar a matar Luís Galvão apenas por causa de um pedido.
Em Til temos literalmente romance, superação, tragédias e muita aventura. As 200 páginas são repletas de ação e detalhes que só enriquecem a estruturação do livro e colaboram com a nossa mente na hora de imaginar o cenário em que as cenas ocorrem.

"O amor, porém, é contagioso, com especialidade na solidão, onde a alma tem necessidade de uma companheira, e quando de todo não a encontra, divide-se ela própria para ser duas: uma, esperança; outra, saudade."

Resultado de imagem para til josé de alencar

Autor: José de Alencar.
Páginas: 200.
Compre online: SaraivaSubmarino.
Eu espero que vocês tenham gostado e apreciado essa obra nem sempre muito lida e comentada do famigerado José de Alencar. Quem não leu, deveria, pois por mais que seja uma leitura meio cansativa, é de suma importância para o enriquecimento da cultura brasileira e para nossa evolução intelectual e pessoal.
Mais uma vez, não coloquei fotos do livro, pois eu o peguei emprestado. Então, utilizei um mapa mental dos personagens e uma ilustração do autor José de Alencar.
Se vocês gostaram de mais um Vestibulendo, não deixem de me contar! Adoro ler cada um dos comentários <3

2 comentários

  1. Thais!
    José de Alencar é um clássico, mas sempre vale a pena conhecer uma linguagem mais rebuscada e um enredo bem escrito.
    Desejo uma semana alegre e feliz!
    “Um saber múltiplo não ensina a sabedoria.” (Heráclito)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Rudynalva! Nada melhor que os clássicos, não é mesmo?
      Muito obrigada <3 pela frase e o desejo!

      Excluir

*Seja educado(a) e respeite a todos.
Deixe sua opinião, ela será sempre bem vinda, assim como você ❥