Resenha: HQ Placas Tectônicas - Margaux Motin

Já começando a realizar uma das minhas metas para esse ano, abro a temporada de resenhas com uma HQ divertida, inteligente e bem feminista.
Essa é a segunda resenha de HQ que eu faço aqui no blog(leia a primeira clicando aqui, mas volte) e fico feliz de dizer que tanto a primeira quanto essa, possuem mulheres fortes e independentes no papel principal.

Resenha:
A HQ Placas Tectônicas conta um pouco da história da própria Margaux, uma mulher francesa que desde sempre lutou para que tivesse seu lugar sem se preocupar com o que os outros iriam falar.
Aos 35 anos, Margaux passa por uma crise no casamento que os leva a separação e como na maioria dos casos, ela fica com a guarda de sua filha. Todavia, ela e sua filha passam a ter uma relação um pouco mais complicada, pois Margaux está decidida a ser diferente e a fazer várias coisas que interpretando o papel de casada não poderia.
Ela sai com as amigas, viaja, enche a cara praticamente o tempo todo e o mais importante: volta a ter outros relacionamentos. Considerado o mais importante porque após Margaux encontrar seu novo amor, ela muda sua vida por ele, na esperança de reconstruir um futuro melhor e que mais tenha a ver consigo mesma.
O tempo todo da história, viajamos no interior de Margaux e nas aventuras que uma mulher nos seus 30 e poucos anos pode vivenciar, sim! Ela prova isso o tempo todo, quando na maioria das vezes, o que era para ser uma coisa simples é transformada em uma confusãozinha.
Opinião:
Podemos considerar a HQ uma autobiografia, porém diferente de todas as outras. Afinal, nessa encontramos ensinamentos ditados de uma mulher forte para qualquer outra pessoa de uma forma divertida e nem um pouco entediante.
A leitura é rápida e compenetrante, sem falar que ao terminar, você passa a entender um pouco mais sobre o universo feminino. Compreendendo que todas as mulheres, independentemente da idade possuem os mesmos conflitos e bagunças internas e descobrindo que a insegurança é algo que vai nos acompanhar para sempre e o nosso dever é fazer com que ela desapareça.
As ilustrações que encontramos na HQ são realmente perfeitas, todas elas possuem um toque de aquarela e várias misturam a realidade com as gravuras. É tudo bem colorido e chamativo, o que torna a leitura ainda mais prazerosa.
Sim, Placas Tectônicas é realmente caro, mas aconselho que na primeira promoção que você vir, você agarre a oportunidade e a compre. Ela vale muito a pena ser lida e merece atenção, porque ela prova que o feminismo não é simplesmente uma coisa burocrática e revolucionária, ela prova que o feminismo está onde menos imaginamos e que se prestarmos atenção, podemos usufruir desse bem.

Trechos:
Autor: Margaux Motin.
Editora: Nemo.
Páginas: 256.
Compre online: SaraivaSubmarino.

Fico feliz de já estar cumprindo minha meta e eu espero do fundo do meu coração que com essa e as futuras resenha relacionadas ao feminismo, todos possam aprender um pouco mais sobre esse movimento importante e que possam apreciá-lo e colocá-lo em prática.

12 comentários

  1. Nunca tinha visto um livro assim, que linda as ilustrações. Lendo a resenha não gostei da Margaux, não sei porque hahahaha. Mas em relação ao fato que mostra que independente da idade você pode se divertir e tals, parece ser interessante.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que eu conheci o livro também não fui muito com a cara dela hahah, mas garanto que isso muda depois que você a conhece melhor!
      Esse fato é realmente interessante e todo mundo poderia concordar... Vai que um dia isso acontece, né?

      Excluir
  2. Eu ainda não comprei o livro, um pouco de falta de dinheiro com falta de promoções pra ele. hahaha
    Quero muito ler, fico namorando ele nas vitrines de livrarias <3
    Tu me deixou com ainda mais vontade de ler!
    Beijinhos!
    http://livrosamoremais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, Joice? Fica dando umas olhadinha no site da Amazon, ele quase sempre está em promoção lá!
      Desculpa hahah. Mas fico feliz que tenha gostado da resenha a ponto de querê-lo ainda mais <3

      Excluir
  3. Olá!
    Eu gostei demais da sua resenha. Quero ler esse livro.
    beijocas.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  4. Oi, Thais!
    As HQ's da Nemo são maravilhosas! Já li duas e adorei ambas. "Placas tectônicas" eu já tinha visto por aí, mas não sabia bem do que se tratava. Gostei!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir

*Seja educado(a) e respeite a todos.
Deixe sua opinião, ela será sempre bem vinda, assim como você ❥