3.1.17

Resenha: HQ Placas Tectônicas - Margaux Motin

Já começando a realizar uma das minhas metas para esse ano, abro a temporada de resenhas com uma HQ divertida, inteligente e bem feminista.
Essa é a segunda resenha de HQ que eu faço aqui no blog(leia a primeira clicando aqui, mas volte) e fico feliz de dizer que tanto a primeira quanto essa, possuem mulheres fortes e independentes no papel principal.

Resenha:
A HQ Placas Tectônicas conta um pouco da história da própria Margaux, uma mulher francesa que desde sempre lutou para que tivesse seu lugar sem se preocupar com o que os outros iriam falar.
Aos 35 anos, Margaux passa por uma crise no casamento que os leva a separação e como na maioria dos casos, ela fica com a guarda de sua filha. Todavia, ela e sua filha passam a ter uma relação um pouco mais complicada, pois Margaux está decidida a ser diferente e a fazer várias coisas que interpretando o papel de casada não poderia.
Ela sai com as amigas, viaja, enche a cara praticamente o tempo todo e o mais importante: volta a ter outros relacionamentos. Considerado o mais importante porque após Margaux encontrar seu novo amor, ela muda sua vida por ele, na esperança de reconstruir um futuro melhor e que mais tenha a ver consigo mesma.
O tempo todo da história, viajamos no interior de Margaux e nas aventuras que uma mulher nos seus 30 e poucos anos pode vivenciar, sim! Ela prova isso o tempo todo, quando na maioria das vezes, o que era para ser uma coisa simples é transformada em uma confusãozinha.
Opinião:
Podemos considerar a HQ uma autobiografia, porém diferente de todas as outras. Afinal, nessa encontramos ensinamentos ditados de uma mulher forte para qualquer outra pessoa de uma forma divertida e nem um pouco entediante.
A leitura é rápida e compenetrante, sem falar que ao terminar, você passa a entender um pouco mais sobre o universo feminino. Compreendendo que todas as mulheres, independentemente da idade possuem os mesmos conflitos e bagunças internas e descobrindo que a insegurança é algo que vai nos acompanhar para sempre e o nosso dever é fazer com que ela desapareça.
As ilustrações que encontramos na HQ são realmente perfeitas, todas elas possuem um toque de aquarela e várias misturam a realidade com as gravuras. É tudo bem colorido e chamativo, o que torna a leitura ainda mais prazerosa.
Sim, Placas Tectônicas é realmente caro, mas aconselho que na primeira promoção que você vir, você agarre a oportunidade e a compre. Ela vale muito a pena ser lida e merece atenção, porque ela prova que o feminismo não é simplesmente uma coisa burocrática e revolucionária, ela prova que o feminismo está onde menos imaginamos e que se prestarmos atenção, podemos usufruir desse bem.

Trechos:
Autor: Margaux Motin.
Editora: Nemo.
Páginas: 256.
Compre online: SaraivaSubmarino.

Fico feliz de já estar cumprindo minha meta e eu espero do fundo do meu coração que com essa e as futuras resenha relacionadas ao feminismo, todos possam aprender um pouco mais sobre esse movimento importante e que possam apreciá-lo e colocá-lo em prática.

12 comentários:

  1. Nunca tinha visto um livro assim, que linda as ilustrações. Lendo a resenha não gostei da Margaux, não sei porque hahahaha. Mas em relação ao fato que mostra que independente da idade você pode se divertir e tals, parece ser interessante.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que eu conheci o livro também não fui muito com a cara dela hahah, mas garanto que isso muda depois que você a conhece melhor!
      Esse fato é realmente interessante e todo mundo poderia concordar... Vai que um dia isso acontece, né?

      Excluir
  2. Eu ainda não comprei o livro, um pouco de falta de dinheiro com falta de promoções pra ele. hahaha
    Quero muito ler, fico namorando ele nas vitrines de livrarias <3
    Tu me deixou com ainda mais vontade de ler!
    Beijinhos!
    http://livrosamoremais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, Joice? Fica dando umas olhadinha no site da Amazon, ele quase sempre está em promoção lá!
      Desculpa hahah. Mas fico feliz que tenha gostado da resenha a ponto de querê-lo ainda mais <3

      Excluir
  3. Olá!
    Eu gostei demais da sua resenha. Quero ler esse livro.
    beijocas.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  4. Oi, Thais!
    As HQ's da Nemo são maravilhosas! Já li duas e adorei ambas. "Placas tectônicas" eu já tinha visto por aí, mas não sabia bem do que se tratava. Gostei!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mesmo, eles são muito caprichosos!
      Obrigada <3

      Excluir

*Seja educado(a) e respeite a todos.
Deixe sua opinião, ela será sempre bem vinda, assim como você ❥