Resenha: Amor e Amizade - Whit Stillman

Resenha:
Lady Suzan ficou viúva a alguns meses e acabou ficando apenas na companhia de sua filha e, claro, de alguns amigos próximos. Contudo, ela não pode ficar para sempre na companhia e nas casas de seus amigos e sua filha precisa de estudos. Então, com base nisso, Lady Suzan começa a procura de maridos, tanto para ela quanto para sua filha.
Sua filha Frederica já possui um pretendente, porém como todos afirmam "Sir James não é nenhum Salomão", ou seja, ele não é sábio, mas o que ele não tem de inteligência, ele compensa com bom humor. Todavia, obviamente esse não é um bom requisito para Frederica, que por sua vez acredita em amor verdadeiro e não está apta para se casar com alguém que não ama.
Enquanto isso, Lady Suzan possui um pretendente de uma família(os De Coursy) que não possui nenhum afeto por ela, inclusive adoram dizer o quanto a Rainha do Flerte não é uma boa moça. Porém, após Reginald De Coursy a conhecer pessoalmente na propriedade de sua irmã, onde Lady Suzan está hospedada por conta do parentesco com o irmão do ex marido, ele percebe que todas as acusações contra a viúva eram falsas e por fim, cai de amores por ela.
E nessas viagens a procura de pretendentes, Lady Suzan vai deixando sua marca por onde passa, sempre cativando pessoas com quem conversa e deixando sempre algumas pessoas enciumadas, o que por fim, acaba causando grande confusões, incluindo término de casamento e noivado e trocas de pretendentes.

Opinião:
Assim como todo livro com histórias sobre séculos passados, Amor e Amizade se desenrola com um pouco mais de suavidade e lentidão. Porém, como é uma reescrita  do conto de Jane Austen, a história é um pouco mais cômica.
Cheia de notas e interrupções do escritor(sobrinho da própria Lady Suzan), o livro se torna algo mais além de um simples conto. Lady Suzan é diferente das outras personagens de Jane, ela é descrita como "a Serpente do Paraíso" e, a partir daí, podemos ter uma ideia de como essa bela e ardilosa dama é.
O livro foi lançado em 2016, juntamente com o filme dirigido pelo próprio Stillman. E posso afirmar que os dois são um encantador divertimento, tanto para quem lê quanto para quem assiste. Sem contar que, o livro é bem curtinho e possui o real conto da "escritora solteirona" no final.
Amor e Amizade é cheio de detalhes que preenchem o livro de uma forma acolhedora, não apenas nas páginas que contém a história em si, mas mesmo antes de tudo iniciar. Contando com uma árvore genealógica e outras coisinhas que apenas o enriqueceram.  

Autor: Whit Stillman.
Editora: Gutenberg.
Páginas: 240.
Compre online: SaraivaSubmarino.


Essa foi minha segunda leitura do ano e por mais que eu tenha demorado, fico feliz de ter lido algo a mais sobre esse universo que Jane Austen tanto escreveu, mesmo que tenha sido um pouquinho diferente do que estou acostumada...
Espero que tenham gostado e que possam experimentar e aproveitar livros nesse gênero e formato.

Trailer do filme:

6 comentários

  1. Romance de época? Gostei do livro. Parece bem rapidinho, apesar de ter achado um pouco lenta. *_*

    Beijos!
    Tem sorteio rolando, vem ver!
    Sorteio de livro Postando Trechos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não bem um romance... Ah, todos os livros de época costumam ser meio lentinhos mesmo.

      Excluir
  2. Adorooo coisas de época! Adorei sua resenha e essa capa é maravilhosa! beijos

    https://simplyradioactive.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não gosto muito de romances "bobinhos"... mas Jane Austen... Ah! Impossível não amar... Então, vou lá colocar como quero ler... Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível mesmo, Olana!
      Imagina! Eu quem agradeço pela atenção e opinião 🖤

      Excluir

*Seja educado(a) e respeite a todos.
Deixe sua opinião, ela será sempre bem vinda, assim como você ❥