Inspiração: Câmeras fotográficas

Hoje em dia, qualquer coisa que seja bonita(ou não) vira decoração. Até quando a "coisa" em questão não se é útil ou prática. E com base nisso, eu trouxe para vocês várias ideias de como se usar a câmera fotográfica(um dos itens mais maravilhosos da Terra, feat. útil) como decoração. Mas antes um "breve" resumo sobre a história das câmeras(porque esse blog também é conhecimento, hahaha):

O conceito da fotografia surgiu por volta de 350 a.C, quando o filósofo grego Aristóteles criou um método de observar os eclipses solares sem prejudicar a visão: a câmara escura. Aristóteles fez um pequeno furo na câmara, no qual a luz passava e formava a imagem em seu interior. A câmara escura foi a primeira máquina fotográfica da história, se assim podemos dizer. Com seu aperfeiçoamento, como a criação de lentes, por exemplo, o que proporcionou imagens mais nítidas, surgiu outra necessidade: como fixar as imagens? Thomas Wedgwood deu um importante passo nesse sentido, tendo usado no início do século XIX, substâncias químicas para fixar as imagens da câmara escura. Entretanto, este processo durava várias horas.
Depois, Louis Jacques Mandé Daguerre, passou a usar o vapor de mercúrio e o tiossulfato de sódio na fixação das imagens, o que reduziu o tempo de revelação para apenas alguns minutos, além do inglês Willian Henry Fox-Talbot, criador de um eficiente mecanismo de fixagem, o qual produzia os famosos “negativos”.Falando especificamente das câmeras fotográficas, podemos dizer que tais dispositivos surgiram no final do século XIX, por meio de George Eastman. Ele teve a ideia de criar uma longa camada de nitrato de celulose que, a cada foto, era enrolada em uma espécie de carretel. Por um preço de 25 dólares, as câmeras de Eastman ficaram conhecidas por sua simplicidade: bastava que o usuário apertasse o botão e pronto. Tal fato foi importante para a difusão das câmeras fotográficas em todo o século XX.

Se você coleciona câmeras, pendurar elas com molduras ao redor é uma ótima ideia! Mas quem não coleciona, mas gosta, pode pendurar simples quadros com desenhos, pinturas, fotos etc de câmeras.

Uma das coisas que eu adoro são almofadas e sou louca para ter uma com estampa de câmera. Dá pra ver que existem vários tipos e modelos de almofadas com essa estampa, o que é maravilhoso!

Usar as câmeras como objetos decorativos é uma ótima forma de se guardar a câmera sem que ela tome um espaço desnecessário, aproveitando para deixar o ambiente mais bonito.

Por último, simples itens como abajur, caderno, caneca, miniaturas etc podem ser usados como decoração. E tem também as gambiarras com as câmeras. Nas fotos acima, uma foi usada como vaso de flores e as outras tiveram as alças personalizadas para serem penduradas e ficarem bonitas na parede. Vai da sua imaginação!


Vários desses itens você encontra nos sites: AliexpressRetrateiraTok e StokImaginarium. Você também pode tentar encontrar em lojas de decoração, móveis ou bugigangas.

8 comentários

  1. Sou apaixonada por fotografia, se eu pudesse faria algo com esse tipo de decoração. Aliás adorei saber um pouquinho mais sobre a história das câmeras <3
    Beeeijos <3
    http://livrosamoremais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Aii que fofo! Máquinas são tudo mesmo, eu comprei uma La sardina da Lomography e estou apaixonada. Louca que o filme acabe para poder revelar as fotos :D
    Não estendo muito sobre fotografia, mas o importante é se divertir né?

    Beijos,
    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! No seu lugar também ficaria super ansiosa, hahaha.
      Com certeza! Beijos.

      Excluir
  3. Pior que você tem razão... hoje em dia tudo pode ser decoração. Até máquinas fotográficas... estilo retrô fica lindo.
    Adorei o post.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Cameras fotográficas são LINDAS demaiisss na decoração, as polaroids sãaaao LINDAS!!

    Beijos, Love is Colorful & Sorteio Lentes para Celular

    ResponderExcluir

*Seja educado(a) e respeite a todos.
Deixe sua opinião, ela será sempre bem vinda, assim como você ❥