Séries para Estudar

No início do ano eu fiz um post com 4 filmes para vocês verem, analisarem e "estudarem", já que todos falam sobre assuntos que podem ajudar na resolução de alguma questão ou simplesmente expandir as mentes com assuntos sérios e importantes na História e, caso você ainda não tenha lido o post, basta clicar aqui para acessá-lo.
Enfim, como aquele post teve um retorno muito bom, mesmo estando em época de férias, resolvi indicar duas séries que podem ajudar na hora de entender algum conceito ou hermenêutica e que, de fato, me ajudaram quando eu estava em época de vestibular e provas escolares.

Imagem relacionada
1. MerlíMerlí é uma série de televisão produzida pela TV3 sobre um professor de filosofia que, usando alguns métodos pouco ortodoxos, incentiva seus alunos a pensar livremente - dividindo as opiniões de alunos, professores e famílias.
Com certa influência de filmes como Sociedade dos poetas mortos, Merlí tenta deixar a filosofia mais próxima de todos os públicos. Cada episódio se baseia nas ideias de algum pensador ou escola filosófica, como os peripatéticos, Nietzsche ou Schopenhauer, que acabam servindo de fio condutor para os acontecimentos da série.
Bom, como deve ter ficado óbvio, Merlí é uma série em que a cada episódio é falado sobre um filósofo diferente, sendo que às vezes esse filósofo não é extremamente conhecido, mas possui uma teoria ótima que deixa todos os alunos pensativos. O mais incrível da série é que além de vermos o professor explicando de uma forma fácil sobre cada filósofo, no decorrer do episódio vemos o quanto essa aula influenciou a vida dos alunos, de forma que eles passam a seguir inconscientemente o que foi falado em classe de aula, nos passando em forma de exemplos, como era o pensar do filósofo. Ou seja, nós assistimos a aula e ainda nos divertimos e envolvemos com os exemplos que os personagens dão.


Imagem relacionada
2. The Tudors
A esplêndida Inglaterra do Século XVIII era reinado de Henrique VIII (Johnathan Rhys Meyers). A série começa quando ele ainda está tentando alcançar o trono, à medida que se distancia de sua esposa e apaixona-se por Ana Bolena (Natalie Dormer). Auxiliado pelo Cardeal Wolsey (Sam Neill), ele chegou ao poder e manteve-se forte apesar das intrigas e armações. Na sua vida privada, ele tenta criar uma maneira de se divorciar de Catarina de Aragão (Marye Doyle Kennedy) para se casar com Ana Bolena, em meio a muitas disputas políticas e esquemas.
Como a série é grande, acompanhamos inúmeros momentos marcantes da História, como por exemplo quando os Protestantes começaram a ser queimados por contestarem a Igreja Católica e o porque do Rei Henrique VIII ter deixado de acreditar em algo, para acreditar em outra coisa apenas porque queria seus caprichos realizados.
E embora possua alguns erros históricos no decorrer dos episódios, The Tudors é uma ótima forma de se aprender sobre a história, política e geografia do século XVIII. Pois, além de aprendermos mais sobre tais conteúdos, podemos assistir como eram as festas, guerras, doenças etc na época. Os atores também empenharam seus papéis com muita vivacidade, o que nos ajuda a fixar como as pessoas eram e o porquê de tantas revoluções e misérias terem acontecido.
Bom, eu indiquei apenas duas séries, pois ambas possuem episódios grandes e muitas temporadas e, como eu realmente quero que vocês deem uma chance, se eu indicasse outras essas duas poderiam ter sido deixadas de lado... Mas, ficarei muito feliz em ler indicações de vocês e tenho certeza de que outras pessoas verão e poderão levar em conta esses comentários!
Espero que tenham gostado e que voltem para me dizer o que acharam.

12 comentários

  1. Olá Thaís, como vai?
    Que interessante o seu post, gostei da ideia de indicar séries para ajudar os jovens a estudar, tenho certeza que elas vão abrir a mente deles para novos conceitos e conteúdos. Eu já ouvi falar das duas séries que você indicou mas, ainda não tive tempo de assistir nenhuma delas, mas, The Tudors já está na minha lista de espera há alguns meses.

    Beijos e abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm, dessa forma eles podem ver que é possível fazer o que gosta (nesse caso, ver séries) e estudar/aprender ao mesmo tempo!
      Sério? Fico feliz que você esteja curiosa em relação a pelo menos uma hahah, ambas são boas, mas se você conseguir ver The Tudors, ficarei ainda mais feliz ^^

      Excluir
  2. Você acredita se eu te disser que peguei Sociedade dos Poetas Mortos para assistir no dia 16? haha assisti The Tudors, e mesmo com algumas ressalvas, acho a série realmente muito boa para contextualizar os fatos ocorridos no período, confesso que assisti a quarta temporada de qualquer jeito só para terminar a série hahaha Agora Merlí, já está anotadíssimo e nunca havia ouvido falar antes, vou ver!

    Beijo da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus, isso é tão Black Mirror hahah!
      Concordo plenamente, até sobre a 4ª temporada... Eu também comecei a arrastar o final, até porque além dos episódios serem muito longos, eu já não estava tão interessada e viciada nessa época histórica.
      Fico feliz que vá dar uma chance para essa ^^

      Excluir
  3. Adorei o artigo a serie The Tudors me ajudou muito nesse semestre da faculdade, é muito bom quando eles fazem series de acordo com os fatos históricos me ajudou muito a visualizar a época.

    Bjs

    leiturasdearuom.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, a gente tem a sensação de ter vivenciado a época e isso acaba nos ajudando na hora em que precisamos <3
      Obrigada!

      Excluir
  4. Que post legal!

    Não estou podendo assistir séries, mas já anotei as dicas!

    Beijo,

    http://blogminhaorbita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aah, fico triste por isso, mas feliz por você ter gostado das indicações ^^
      Obrigada!

      Excluir
  5. Que coincidência =O Ontem mesmo estava falando sobre essas séries com a minha amiga, no bar. Ambas temos uma pequena preguiça de começar The Tudors, por ser uma série longa mesmo. Porém, Merlí é uma que tenho acompanhado bem lentamente. Acho que vi uns 3 eps e estou achando bem interessante. Sinto que a tendência é melhorar =D
    Obrigada pelas dicas! (Ainda mais porque ouvir uma série em catalão tem sido uma experiência ótima)

    Beijos, Mila (Blog Sob Encomenda)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa!! Se isso não for um sinal para você começar a acompanhar as duas séries, não sei o que é hahah.
      Vou torcer para melhorar também, gosto muito da série e ver que outras pessoas também gostam me deixa imensamente feliz ^^
      Eu quem agradeço por ouvi-las.

      Excluir
  6. Oi Thais, tudo bem?
    Olha só, melhor do que assistir uma série é assistir e aprender alguma coisa com ela! Esse Merli eu não conhecia, mas fiquei um pouco interessada, talvez eu dê uma chance aos primeiros capítulos pra ver se rola aquela química, haha. Agora o The tudors, eu tenho que tomar é vergonha na cara mesmo pra assistir. Eu to falando que vou já faz uns 2 anos. Deve ser o tamanho da série... mas um dia eu assisto! Adorei as indicações

    Beijos

    Blog Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. The Tudors anda desanimando qualquer um hahah, mas se você ver pelo menos Merlí já ficarei feliz ^^
      Fico feliz que tenha gostado!

      Excluir

*Seja educado(a) e respeite a todos.
Deixe sua opinião, ela será sempre bem vinda, assim como você ❥