Sejamos Todos Feministas - Chimamanda Ngozi Adichie

A resenha de hoje é um pouco diferente, pois o livro merece um destaque especial. Afinal, ele não é uma estória e sim, um discurso feminista de uma garota que cresceu sendo reprimida e que lutou para ser o que queria em um país onde a frase "feministas são mulheres infelizes que não conseguem arranjar marido" era pronunciada inúmeras vezes, toda vez que ela tentava lutar pelos direitos que todo ser humano deve ter.
Nesse livro, Chimamanda descreve fatos que ocorreram durante sua vida que colaboraram para que ela percebesse o quanto o problema de gênero é nítido e precisa ser resolvido.
Ela também cita situações que continuam ocorrendo e que muitas vezes ninguém nota, como por exemplo, o fato de o garçom quase nunca se dirigir a mulher ou de sempre achar que o dinheiro da garota provém do seu acompanhante.

Aliás, em seu discurso, a autora não fala constantemente sobre o significado da palavra feminista ou o que ela representa, visto que seu discurso é voltado para todos os públicos (masculino e feminino) e, por isso, o foco de suas palavras é atingir um ponto importante da sociedade atual: a desigualdade de gênero. Sendo que um ótimo exemplo utilizado por ela é o modo como criamos as crianças, ensinando as meninas a se importarem com o que os meninos pensam, mas não fazendo o mesmo ao contrário, o que gera seres humanos desprovidos de consciência e acomodados.
O livro apesar de ser curtinho, nos ensina e abre nossos olhos para que haja compreensão racional e emocional de todos os eventos que vem se desenrolando desde que houve a criação do mundo. Pois, embora alguns problemas estejam mais evidentes hoje em dia, o machismo e a desigualdade existem a muito tempo, revelando que a hipocrisia e a negação do ser humano nunca foram interrompidas, dado que assim como Chimamanda afirma em seu discurso "se repetimos uma coisa várias vezes, ela se torna normal" e é exatamente isso que acontece: de tanto falarmos algo, passamos a acreditar que aquilo existe e que é normal, quando na verdade, estamos tampando os próprios olhos para aquilo que não só é uma adversidade, como pode vir a ser um crime.

Autor: Chimamanda Ngozi Adichie.
Editora: Companhia das Letras.
Páginas: 64.
Compre online: AmazonSubmarino.

Eu comprei o livro em uma promoção da Amazon e acredite se quiser, mas eu não paguei nada. Então, aconselho vocês a ficarem de olho nos e-books, pois geralmente eles estão com preços ótimos e super válidos! Inclusive, mesmo que me cobrassem uma fortuna por Sejamos Todos Feministas, eu pagaria, pois ele com certeza merece ser lido e valorizado.

8 comentários

  1. Nossa eu também peguei esse livro no Kindle exatamente como você, vira e mexe eu fico vendo quais são os ebooks de graça lá para eu ler. Peguei Dom Casmurro também porque acho um absurdo estar enrolando tanto para ler hahaha Ainda não li Sejamos Todos Feministas (se eu citar que é um absurdo, de novo, você vai me bater?hahaha), mas ele está me esperando, também não vi o discurso dela no Ted, mas sempre tive muita curiosidade de saber o que ela tem para falar sobre esse assunto. Amei a sua resenha!

    Beijo da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou super viciada em fazer isso hahah, vivo atualizando a página da Amazon para ver se encontro mais ebooks maravilhosos de graça :D
      Pelo menos, dessa vez, você está afirmando que vai ler!! Espero que seja rápido, pois tenho certeza de que você vai se apaixonar por esse discurso.
      Dom Casmurro é maravilhoso, você precisa ler logo também sos!

      Excluir
  2. Gente, que lindo! Estou ha um tempo querendo ler esse livro e ainda não o providenciei. Mas sinto que é fácil encontrar bons valores para ele, em lojas físicas ou online. Amei a resenha, que só me deixou com vontade de ler esse e os outros livros da autora <3

    Beijos, Mila (Blog Sob Encomenda)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza é bem fácil, Camila.
      Aah, muito obrigada <3

      Excluir
  3. Olá Thaís, como vai?
    Eu também baixei esse livro na Amazon quando estava gratuito, mas, ainda não consegui arrumar um tempinho para lê-lo. A sua resenha me deixou muito curiosa para conhecer a história e ter meu primeiro contato com a autora.

    Suas fotos são lindas!

    Beijos e Abraços VIVI
    http://vickyalmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você tenha se sentido motivada, porque realmente é um livro rápido e maravilhoso!
      Muito obrigada, Vivi <3

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?
    Esse ebook parece ter um discurso bem forte, e eu gosto muito de ensaios, saber o que o escritor pensa sobre determinado assunto, deve ser muito impactante. Consegui baixar, eu acho que esse ebook dela ainda está gratuito, só não sei até quando! Amei sua resenha!

    Beijos

    Blog Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não costumo ler muitos ensaios, mas quando leio me apaixono, exatamente por serem impactantes...
      Sério? Fico feliz que tenha conseguido!! Obrigada <3

      Excluir

*Seja educado(a) e respeite a todos.
Deixe sua opinião, ela será sempre bem vinda, assim como você ❥