Resenha: A Garota do Casaco Vermelho - Beatriz Nogueira

Resenha:
A vida de Scarlet Summers nunca foi normal, desde a infância ela se sentia abandonada por seus pais e até mesmo por sua irmã gêmea Katherine Summers, que quando tinha "crises" repentinas, a empurrava e gritava quando a via. Então, para repelir tudo que acontecia, Scarlet se fechava e permanecia só, até o dia em que sua mãe resolve mandá-la para uma cidadezinha onde seria possível recomeçar uma vida normal e distante do mundo conturbado ao qual estava acostumada a viver.
Lá em New Hope, Scarlet conhece Sophia Scott, uma garota com os mesmos pensamentos que ela e disposta a cometer loucuras para participarem do mundo falso e imposto pela sociedade,ao qual nenhuma das duas participava, contudo Sophia sempre gostou de ultrapassar os limites mais do que Scarlet. Sophia possui um irmão, Evan Scott, que quase instantaneamente também se torna melhor amigo de Scarlet. Os três, embora quase nunca estejam totalmente juntos, formam um grupo no qual sabem que podem se apoiar e confiar uns nos outros. Todavia, quando a mãe das gêmeas resolve mandar Katherine para morar junto com a irmã, as coisas podem mudar um pouco, fazendo com que Scarlet mude quem é para poder  ajudar sua irmãzinha.
Em meio a festas, brincadeiras, álcool e drogas, Scarlet conhece Nicholas Wolf, um garoto misterioso e perigoso que deseja a ajuda da garota para propósitos egoístas. O único problema é que Scar sabe que deve permanecer longe de Nick, mas quando juntos, o poder que eles querem sentir aumenta e, às vezes, poder ganha do medo. 
Esse grupo cheio de máscaras e um tanto problemático acaba se envolvendo em algo sério e maior quando decidem investigar e encontrar a justiceira da cidade, a Garota do Casaco Vermelho, que costuma matar aqueles que cometeram crimes contra pessoas inocentes. Entretanto, encontrar uma assassina justiceira pode ser muito perigoso e difícil para um grupo de adolescentes que podem ser muito inconsequentes e descuidados quando querem.

Frases:
"Todo ser humano é bom, até encontrar seu lado sombrio. Todo mundo tem um lado sombrio. E gosta dele."
"Quando convivemos com uma pessoa por muito tempo, descobrimos seus pontos fortes. Mas só a conhecemos de verdade ao saber dos pontos fracos."
"Quando as emoções de alguém verdadeiro são contornadas por uma máscara, as coisas podem ser piores do que se pode imaginar."
"O amor deixa as pessoas livres para irem embora, e o medo faz com que elas fiquem."

Opinião:
A primeira coisa que eu fiz quando terminei de ler o livro foi surtar, pois eu jamais poderia ter imaginado um final daqueles. Aliás, o que eu achava que seria clichê e previsível, foi totalmente ao contrário do esperado. Fui pega de surpresa várias vezes e confesso ter adorado não saber o que aconteceria em vários momentos da história. 
Nunca li algo do tipo e gostei de saber que a minha primeira experiência foi com esse livro. Sem água com açúcar e sem espaço para você ingerir e pensar demais sobre o conteúdo, a história é como arrancar um band-aid, quanto mais rápido, mais indolor. Apenas quando os pensamentos de Scarlet surgem, vemos um espaço aberto para nossa reflexões.
Prostituição, abuso sexual, corrupção, vingança, alcoolismo, drogas, bullying, justiça, injustiça e muito sangue. A Garota do Casaco Vermelho trata de assuntos importantíssimos e que deveriam ser abordados mais vezes para que pudéssemos saber o que acontece com pessoas quebradas. Aprendi muito com todos os personagens, afinal todos são primordiais na história e todos, sem exceção, nos ensinam algo e acrescentam algo no contexto. 
A leitura flui de uma forma tão leve (embora o livro seja meio pesado) que nos faz entrar de cabeça dentro da história e sentir tudo que a escritora nos quis passar. Em vários momentos quis salvar alguém ou ajudar A Garota do Casaco Vermelho, eu desejei ser amiga da personagem principal apenas para poder dizer que tudo iria se ajeitar. Criei uma conexão inimaginável com o livro.
E desde a tipografia até a escolha dos mínimos detalhes a cada início de capítulo, fiquei encantada. Eu realmente fiquei surpresa com tanta delicadeza e cuidado com um livro que, de longe vemos que é diferente.

Autor: Beatriz Nogueira.
Editora: Percurso.
Páginas: 272.
Compre online: Vivendo no Infinito.

Agradeço de coração à Beatriz Nogueira que me proporcionou esse livro, com direito até a autógrafo. Dou meus sinceros parabéns para você, Tris. Escrever um livro não é fácil, assim como você disse nos agradecimentos. E quero que você saiba, que sempre que precisar de uma blogueirinha leitora, estarei de plantão.

Quero deixar claro que não é porque a escritora é parceira do blog que eu estou elogiando tanto. Eu realmente me senti conectada com o livro e me apaixonei pela história da Scarlet.
Enfim, espero que todos vocês tenham a chance de ler essa literatura nacional maravilhosa e que em nenhum momento vocês subestimem tal livro. Não perca mais tempo e adquira seu exemplar clicando aqui. Eu juro, faço até pacto (sente a referência), apenas para provar que você não irá se arrepender.

10 comentários

  1. Necessito ler esse livro ❣. Adoro livros com finais imprevisíveis, além da trama envolvente que parece ter, essas frases são maravilhosas. Obrigada por mais uma indicação, e não pare com as resenhas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhoso, não é, miga? Até te empresto hahah.
      Muito obrigada <3 Não irei!

      Excluir
  2. Oi Thais

    Noooooossa!
    Fiquei com muuuita vontade de ler esse livro, viu?
    De verdade.
    E ainda mais orgulho pela literatura nacional.
    Eu preciso dele.
    Ótima resenha.

    Beijos.
    Alana Marques
    colecionadoresdelivross.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Thaís. Eu não conhecia o livro mas gostei demais da sua resenha. Meu problema maior é que o tema é muito forte e geralmente não gosto de ler, mesmo que alguns realmente me chamem atenção. Porém, parece ser uma história de tirar o fôlego e se o final é daqueles de arrasar, eu pretendo ler.
    Beijo! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo, Miriã! Embora o tema seja meio forte, tenho certeza de que você irá conseguir acompanhar tudo com animação e não agonia hahah.

      Excluir
  4. Gente, eu não conhecia esse livro mas é aquela frase, mal conheço e já considero pacas <33 preciso ler! Que história incrível, fiquei curiosíssima, amei de paixão sua resenha!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah, fiquei assim quando li pela primeira vez o resumo dele!
      Que bom que gostou tanto ^^
      Muito obrigada!!

      Excluir
  5. Olá, Thaís!!
    Não conhecia o livro!
    E quanto assunto importante em um livro só, hein?
    Gostei da premissa. E da sua resenha também!

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Thay! Merece destaque mesmo, não é?
      Muito obrigada <3

      Excluir

*Seja educado(a) e respeite a todos.
Deixe sua opinião, ela será sempre bem vinda, assim como você ❥