Resenha: Meu Coração e Outros Buracos Negros - Jasmine Warga

Resenha:
A depressão é uma doença que surge aos poucos e que na maioria das vezes sempre esteve dentro de você, ela te suga para a solidão e te faz desejar tirar a própria vida. E é exatamente assim que Aysel se sente desde que seu pai cometeu um crime que modificou sua vida inteira. Contudo, ela acredita não possuir coragem suficiente para tirar a própria vida, pois ela mesmo afirma ser uma saída covarde para os problemas, porém não uma saída fácil.
Então, um dia navegando em um dos seus sites preferidos sobre suicídio, ela encontra um possível parceiro que também deseja se matar, mas que também acredita não conseguir chegar até o fim com essa ideia se estiver sozinho, ou seja, o cúmplice perfeito para sua ideia insana e sensata ao mesmo tempo.
Aysel e Roman(seu parceiro de suicídio) não possuem nada em comum, a vida dos dois - mesmo depois de seus problemas - sempre foram completamente diferentes. Entretanto, o elo da morte liga os dois e os faz se compreenderem como ninguém. A partir daí eles começam a se ver frequentemente para poderem planejar quando, como e onde será a morte conjunta do casal, mas esses encontros acabam se tornando algo mais para Aysel e é aí que o problema surge.
A garota antes depressiva e triste percebe que quando está ao lado de Roman, ela consegue sorrir com facilidade e seu coração que antes parecia um buraco negro que sugava todo sentimento bom, se aquece. Portanto, com essa fagulha de esperança, Aysel decide parar com essa ideia de suicídio conjunto, todavia seu parceiro não quer desistir, afinal ele acredita que o sentimento de culpa que ele carrega no peito é maior que qualquer fagulha de esperança e felicidade.
Logo, além de Aysel precisar convencer a si mesma que permanecer viva é uma opção, ela precisa convencer seu amigo e amor a continuar lutando. 

Opinião:
Desde que eu soube da existência do livro Meu Coração e Outros Buracos Negros, fiquei encantada pela história e quis lê-lo imediatamente. No entanto, logo que ele foi lançado, seu preço estava muito alto, por isso resolvi esperar e, como todo leitor sabe, com o tempo fui deixando ele de lado para poder comprar outros, o que confesso ter sido um erro.
Mas agora depois de ter lido esse livro caracterizado pela sua história profunda, afirmo ter se tornado um dos meus preferidos. Afinal, por mais que ele seja triste e muito rápido, a autora conseguiu capturar muito bem cada emoção que todos nós sentimos e, com todos esses sentimentos ela criou um livro que nos faz desejar abraçar e cuidar de todos iguais a Aysel e ao Roman imediatamente.
Jasmine Warga nos ensina que às vezes o pouco é muito e que uma faísca pode incendiar todo o nosso ser. O livro passa lições importantíssimas que com certeza irei levar para a minha vida.
A maioria dos livros que eu resenho aqui no blog eu costumo recomendar, mas esse eu não simplesmente recomendo, eu imploro que você leia. Pois sei que muitas vezes nos sentimos tristes e eu tenho certeza que Meu Coração e Outros Buracos Negros, pode e irá ajudar a eliminar a lesma preta que consome tudo o que é bom de dentro de você.

Frases:
"Há coisas na minha vida que fazem com que eu me sinta sozinha, mas nada me faz sentir mais isolada e aterrorizada do que a voz na minha cabeça."
"Todos queremos acreditar que todo dia será diferente, que todo dia vamos mudar, mas na verdade parece que certas coisas são programadas dentro da gente desde o início."
"Talvez todos tenhamos a escuridão dentro de nós, e alguns de nós sejamos melhores em lidar com ela que outros."
"Às vezes, imagino que meu coração é como um buraco negro - tão denso que não há espaço para luz, mas isso não significa que não possa me sugar para dentro dele."

Ao chegar no final do livro, temos uma nota da autora onde ela nos explica o motivo de escrever sobre algo tão sério e nos incentiva a ajudar ou procurar ajuda de quem sofre de depressão. Logo, para nos auxiliar ela deixa o site e o número do Serviço de apoio á vida no Brasil, para que quem se sinta sozinho possa conversar com alguém que vá te ajudar e te compreender com todo o sigilo que você deseja.
Também deixo aqui essas informações para que todos estejam cientes de que existem pessoas dispostas a nos ajudar no que for necessário e que temos com quem conversar e desabafar, que não estamos sozinhos no mundo. 
Uma coisa muito importante para se mencionar é que eles aceitam voluntários para conversar com quem precisa, basta ter acima de 18 anos e ter tempo para disponibilizar. 

Autor: Jasmine Warga.
Editora: Rocco.
Páginas: 302.
Compre online: SaraivaSubmarino.

Se você está procurando por uma leitura que provoque em você sentimentos profundos e diretos, sugiro que leia Meu Coração e Outros Buracos Negros. Afinal, é indescritível a forma que nos sentimos ao decorrer do livro.
Portanto, espero que tenham gostado de uma das resenhas mais tristes e marcantes aqui do blog e que possam realmente ler e aprender com essa história.

4 comentários

  1. Oi Thaís, tudo bem?
    É um tema muito forte mesmo, não tinha lido nenhuma resenha desse livro ainda, não sabia do que tratava.
    E é muito bom saber que eles tenta ajudar divulgando site de serviço de apoio á vida aqui no Brasil.
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom mesmo, Aline! Mostra o quanto tem gente que realmente se importa, né?
      Fico feliz que você tenha passado a conhecer aqui no meu cantinho <3

      Excluir
  2. Oi, Thais!
    Acho tão importante abordar esses temas! Que bom que a literatura tem dado espaço para assuntos assim. Gostei muito da premissa! Nem precisa implorar mais, já foi direto para a lista de desejados.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico tão aliviada de saber que você realmente gostou, Carla! Prometo não implorar mais não heheh.

      Excluir

*Seja educado(a) e respeite a todos.
Deixe sua opinião, ela será sempre bem vinda, assim como você ❥