Resenha: Boa Noite - Pam Gonçalves

Resenha:
Alina sempre foi a famosa nerd excluída da turma no colegial. O que ela não ligava em ser, pois sabia que era realmente dessa forma e não pretendia mudar aquilo em sua pequena cidade. Contudo, quando Alina se muda para outra cidade, mais especificamente para a República das Loucuras, para fazer faculdade de Engenharia da Computação, tudo muda. Na verdade, Alina quer que mude e se esforça para que isso ocorra.
Com a ajuda dos moradores da república, o casal frenético Talita e Bernardo, a maluca e simpática Manu e do quieto e bonito Gustavo, Alina começa sua transformação. Ela passa a ter mais atitude, a se socializar e ainda a lutar com veracidade por aquilo que acredita e, no meio de uma sala de aula que só possui 4 mulheres e o restante homens, isso pode ser bem difícil, afinal ainda vivemos em um mundo onde mulheres não são consideradas tão inteligentes quanto os homens e "devem ficar apenas em casa fazendo tarefas domésticas".
Em meio a confusões e desabafos constantes, uma nova droga surge. Uma droga que desmaia garotas, para que os garotos possam se aproveitar delas em festas e em qualquer lugar. Contudo, na sala de Engenharia da Computação temos 4 mulheres que lutarão pelos seus direitos e farão o possível para ajudar todas as mulheres que precisam e querem paz.

Opinião:
Como já se pode notar na resenha, o foco principal não é nenhum romance. Claro, tem casais super fofos de todos os tipos, o que já nos permite perceber que o livro também é contra o preconceito e em algumas cenas, até tenta mostrar como isso é terrível. Porém, a história não se desenrola ao redor dos romances e sim foca na sororidade e na busca pela igualdade entre os sexos.
Tem muita confusão e através de Alina, conseguimos sentir exatamente o que se passa nesse meio todo. Passamos a adquirir mais solidariedade e a enxergar mais abertamente que existem pessoas ruins, mas que também existem as boas. Depois de ter lido, você sente que cresce interiormente, pelo menos foi assim comigo.
Contudo, eu acredito que esperava um pouco mais da Pam... Achei a história muito boa, porém curtinha e acho que muitos personagens poderiam ter sido explorados melhor. Na realidade, acredito que eu superestimei o livro e tive uma baita surpresa ao iniciar a leitura. Não vou criticar a escrita, pois a achei muito boa, direta, detalhada, mas sem enrolação, o único problema é que fica óbvio que algumas coisinhas estavam ali para preencher o livro, como os espaços entre capítulos.

Frases:
"Eles dizem que só querem nosso bem, mas fica difícil quando não querem nem mesmo pensar no que nós queremos."
"Nem sempre o que parece divertido é o mais inteligente."
"(...) É, tipo, quando você gosta muito de uma música. Não quer ouvir com qualquer um, não é?"

Autor: Pam Gonçalves.Editora: Galera Record.
Páginas: 240.
Compre online: SaraivaSubmarino.

Enfim, recomendo que leiam o livro e tirem suas próprias conclusões, pois o livro é daqueles que desperta os mais variados sentimentos em cada pessoa. Portanto, você pode não concordar com minhas palavras, mas acredite: Boa Noite realmente me fez passar por uma montanha russa de emoções.
Espero que tenham gostado e que voltem mais vezes para ler minhas humildes palavras!

8 comentários

  1. Mesmo sendo um livro de uma pessoa que entende do assunto, estou com um receio muito grande de ler exatamente por ser tratar de um livro de youtuber, mesmo que literária.
    Não sei, quem sabe mais pra frente.
    Beijinhos <3
    Livros, Amor e Mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo completamente seu receio, mas se nunca lermos um livro publicado por eles, como saberemos se a imprensa fala a verdade sobre eles?
      Mas por enquanto, é melhor você adiar até se sentir melhor mesmo...
      Beijos ^^

      Excluir
  2. Nossa, que espaço enorme é esse no livro? Também não curti isso não. Com uma premissa dessas, a autora tinha muito o que abordar e desenvolver na história. Mas gostei de saber que pelo menos é uma obra reflexiva que te faz sentir diferente por dentro, com um ponto de vista muito mais amplo sobre as coisas!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Carol. Acredito que dava para ter encaixado muita coisa nesses espaços!
      Pois é, pelo menos temos esse ponto positivo no livro.

      Excluir
  3. Olá!
    Acompanho a Pam faz um tempão e fiquei bem feliz quando soube que ela lançaria um livro. Apesar de toda essa febre de livros de youtubers, acredito que os booktubers têm todo o merecimento pra realizar esse sonho e morro de curiosidade de ler as histórias de vários que acompanho. Boa Noite não parece fazer muito meu estilo de livro, mas acho muito legal por se tratar de assuntos tão polêmicos e importantes. Entendo você ter colocado muita expectativa, que pena que acabou não achando tão bom quanto esperava! Tô bem curiosa pra ler.

    Beijo,
    (letitbela.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! E por esse ser o principal foco do canal deles, a gente acaba ficando feliz por essa realização de sonho e sem querer colocamos um pouco de expectativa no novo livro... E foi exatamente o que aconteceu comigo em Boa Noite.
      Espero que você consiga ler e aproveite!

      Excluir
  4. Amei a premissa e a capa do livro, sem contar que adoro a Pam! Espero que ao ler eu goste da resenha pois estou com muitas expectativas! Adorei seu blog, já estou seguindo!
    http://simplyradioactive.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a Pam é só amor <3 Vou torcer para você gostar do livro!
      Muito obrigada!

      Excluir

*Seja educado(a) e respeite a todos.
Deixe sua opinião, ela será sempre bem vinda, assim como você ❥