Resenha: O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman

(Foto: reprodução. Instagram @rafa_saboia)

Resenha:
A história começa com o protagonista que, já na sua meia-idade, volta à cidade onde passou a infância para um funeral. Depois disso ele decide dar uma volta por um outro caminho, e acaba sendo atraído para uma fazenda, a fazenda Hempstock, onde ele conheceu a incrível e espetacular Lettie Hempstock, sua grande (e única) amiga na infância. 
Nessa fazenda, o homem é atendido pela mãe de Lettie, então ele começa a se lembrar de muita coisa. Coisas de quando ele era apenas um menino de 7 anos de idade. Memórias há muito passadas, e quase apagadas, e começa a se lembrar de tudo nos seus 7 anos de idade.
Ele era, digamos, uma criança ‘comum’, daquelas que não gostava do mundo onde vivia, buscava fugir da realidade com livros, histórias, fantasias, poucos amigos... Sua família possuía muitas dificuldades financeiras, e passou a alugar o quarto do menino para pessoas desconhecidas. 
Uma vez o quarto do garoto foi hospedado por um minerador de opalas, este que se suicidou no carro dos pais. O garoto acaba indo parar na fazenda Hempstock, onde faz de lá seu refúgio e conhece a sua parceira de aventuras, protetora e melhor amiga, Lettie Hempstock.
A história toda é narrada pela visão do protagonista, que vai se lembrando e contando tudo como se tivesse mesmo 7 anos de idade. Tudo é muito cheio de elementos fantasiosos, mistérios que acontecem na fazenda Hempstock. O grande perigo da história é Ursula Monkton, uma jovem senhorita contratada pelos pais do garoto para cuidar da casa, e é justamente essa bela moça que é a nossa grande e maléfica vilã dessa história.


Opinião:
Essa obra é uma grande genialidade de Neil Gaiman. Muita gente deve se identificar com o personagem, (cujo não possui nome, o que certamente deixa a história mais interessante de se ler) pois ele é um garoto como muitos leitores, que "mergulham" no mundo dos livros pra fugir da realidade que é esse mundo chato e pacato.  A história é daquelas que deixa o leitor preso, e, com certeza, o leva a memórias de infância, brinquedos e brincadeiras de quando criança, sonhos e imaginações... Você começa a ler o livro, se empolga com tudo o que acontece, e quando vê, já terminou e já sente saudades (pelo menos comigo foi assim).
Eu me prendi muito fácil à história. Realmente me senti nesse mundo fantasioso desse garoto de 7 anos e me apeguei muito ao livro. Um dos meus livros favoritos, sem dúvida!
Quanto ao "Oceano" no titulo da obra, é meio dificil explicar sem dar um spoilerzinho básico, então o que eu posso fazer é recomendar muito esse livro fantástico do Gaiman.


Frases:
“As memórias de infância às vezes são encobertas e obscurecidas pelo que vem depois, como brinquedos antigos esquecidos no fundo do armário abarrotado de  um adulto, mas nunca se perdem por completo”
"Fui para outro lugar em minha cabeça, para dentro de um livro."
"[...] Os adultos também não se parecem com adultos por dentro. Por fora, são grandes e desatenciosos e sempre sabem o que estão fazendo. Por dentro eles se parecem com o que sempre foram. Com o que eram quando tinham a sua idade. A verdade é que não existem adultos. Nenhum no mundo inteirinho"

Fotos:



Oi galera! Eu sou sou o Rafa Saboia e esse é meu primeiro post em colaboração com esse blog. Espero que vocês tenham gostado do post e tenham se interessado pelo livro! 

5 comentários

  1. Eu dei o livro de presente para uma amiga minha e ela não gosto! Nem deu vontade de pedir emprestado para ler kkkk Mas depois dessa resenha, acho que tenho que conferir eu mesma.
    escritasdeverao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafa adorei seu post , sua maneira de escrever é bem bacana , apesar disso eu não me interessei pela historia do livro não , mas quem sabe se eu ler eu mudo de ideia ...
    www.ourblackpen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O livro parece ser bem legal!
    Eu tenho a mania de sempre lê "oceano, caminho sem fim" haha vai entender!
    é legal ver que você gostou do marcador por que sei que tive alguma influencia para ele ter chegado nas suas mãos!
    Beijos
    Dani!
    http://infinitoinesperado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

*Seja educado(a) e respeite a todos.
Deixe sua opinião, ela será sempre bem vinda, assim como você ❥