Bienal do Livro São Paulo - 2018

Quem me acompanha nas redes sociais ou já segue o blog desde quando ele foi criado, sabe que eu sou apaixonada por eventos literários ou relacionados a cultura nerd. E, quando eu recebi o e-mail da Bienal do Livro SP falando que eu havia conseguido a credencial de imprensa, eu tive que ir no primeiro dia (meus planos iniciais eram ir em apenas um dia durante a semana), visto que agora esse sonho que eu vivo de 2 em 2 anos se tornou ainda mais especial.
Talvez fosse a chuva e/ou o clima frio, mas nesse primeiro dia não houve muvuca nem uma multidão de pessoas andando pelo pavilhão e olha que as promoções estão incríveis! Confesso ter gostado de ter mais espaço para andar, mas fiquei meio preocupada em ver que o evento não está recebendo tanta atenção quando deveria... Enfim, vamos começar com os estandes:

Todos os estandes estavam maravilhosos, alguns com várias atrações para brincarmos e tirarmos fotos. A maioria está dando brindes e estão fazendo sorteios e promoções que nos deixam sem fôlego. Entretanto, como foi meu primeiro dia e eu geralmente fico meio aérea, não aproveitei 100% tudo o que o evento oferecia, mas onde eu fui tentei registrar para vocês e, prometo que quando eu for novamente voltarei com mais novidades e fotos para exemplificar tudo que eu disser.
O que me surpreendeu foi a diversidade dos estandes, não tem nada muito parecido e nos espaços entre um e outro existem vários locais para sentar e descansar, incluindo lugares com tomadas e almofadas!


Como eu falei, as opções de palestras e conversas eram bem diversificadas e logo no primeiro dia pudemos ver vários exemplos disso. Eu pude participar até mesmo de oficinas criativas que influenciavam o consumo consciente, o que além de prender as crianças, também as ensinava sobre o que é melhor para o meio ambiente. Aliás, sobre atividades voltadas para o público infantil: algumas editoras se empenharam bastante nesse quesito, principalmente a própria organização do evento, até eu tirei fotos com vários bonecos que apareciam para divertirem as crianças.
Bate-papo "Para onde a leitura te transporta?" com Anna Schermak (canal Pausa para um Café) e Eduardo Cilto (canal Perdido nos Livros).
 Oficina Criativa E-ditando Moda Sustentável

Às 20:00hrs iria haver um encontro e bate-papo sobre Romance de Época com algumas youtubers e escritoras e por mais que eu não tenha ficado até esse horário, eu encontrei duas escritoras/youtubers que iriam participar e, como eu as acompanho pelas redes sociais, não deixei de pedir minha foto e como já era esperado, as duas foram incríveis e ainda me deram os marcadores que elas estavam distribuindo com quem fosse conversar com elas. Então, caso você encontre alguém que acompanha e gosta, não se sinta envergonhado em ir pedir uma foto ou simplesmente conversar, tenho certeza de que todos serão simpáticos e ainda te darão brindes hahah.
Aione Simões (canal Minha Vida Literária) e Paola Aleksandra (canal Livros e Fuxicos)

Andando pelos estandes e pelos corredores, também encontrei dois autores que eu acompanho e gosto muito e que, como sempre, foram uns amores tanto na conversa quanto na hora de autografar meus bebês. E, falando em livros, o livro Um Milhão de Finais Felizes do Vitor Martins está em promoção por apenas R$20,00 e ainda você leva 4 bottons maravilhosos relacionados a história. Em um outro post eu mostrarei os brindes e minhas comprinhas e claro, os autógrafos maravilhosos e cheios de carinhos que eu ganhei.
Uma dica que eu dou para você encontrar quem você gosta é acompanhá-los pelo twitter e instagram, porque eles sempre registram onde estão e onde podemos encontrá-los, o que torna tudo mais acessível e possível. Afinal, você não precisará de senha para tietá-los. 
Gui Liaga (diretora da Agência Página 7), Vitor Martins (escritor e youtuber) e Babi Dewet (escritora)

É incrível ver como tudo evoluiu depois de 2 anos, inclusive as atrações desse ano que estão muito mais elaboradas e voltadas para públicos específicos, ou seja, quem gosta de determinado assunto ganhará um foco muito maior.
Eu espero que quem não tem oportunidade de ir, tenha se sentido mais perto desse evento e sentido a magia dele. E, para quem mora em SP, não deixe de ir e valorizar nossos autores nacionais! Vários estão a disposição para conversamos e tirarmos fotos.
Ah, quem quiser ver o que rolou nos anos anteriores, basta acessar esse link e claro, não deixe de continuar checando o blog porque mais para frente farei outros posts relacionados a Bienal do Livro SP.

10 comentários

  1. Ahhhh Thaís eu quero demais ir a uma Bienal, mas eu sou de BH e não tenho nem money e nem pessoas com money para ir comigo! Tô triste porque adoraria tietar a Pah, Aione, Babi, e os outros autores nacionais bem como youtubers que amo assistir! Sei que é uma experiência diferente conversar com eles cara a cara do que assisti-los pelo youtube hahahaha Tomara que esse ano eu convença meus pais a ir comigo, quem sabe... Com certeza quero ver mais fotos (já que é bastante provável que eu não vá) para ir alimentando o gostinho hahaha beijos!

    Beijos da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que triste, Yana :/ Pelo menos tem uma Bienal que acontece aí pertinho de você, né??
      Com certeza é diferente hahah eles todos são uns amores e, não se preocupe, tenho certeza de que um dia você verá todo mundo que acompanha!
      Se você conseguir ir, me avisa (: e pode deixar que já estou trabalhando nesses outros posts repletos de fotos!!

      Excluir
  2. Sempre tive vontade de conhecer a Bienal de perto, andar pelos corredores e conhecer todos os estandes possíveis . Esse ano consegui ir e me divertir bastante. A exposição de cada livraria e editora estava lindíssima, tirei bastante fotos e conheci algumas pessoas legais.
    Beijos
    Bella Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você conseguiu realizar essa vontade, Letícia!
      Fico feliz que tenha aproveitado cada pedacinho ^^

      Excluir
  3. Oi, Thaís!
    Eu achei que esse ano a diversidade de eventos, autógrafos e palestras eram enormes! Sem falar que tinha alguma coisa acontecendo em algum estande a qualquer momento do dia. Isso foi ótimo para preencher o dia e me divertir também. Eu fui no sábado e estava sinistro de tão cheio hahaha mas vou tentar aproveitar melhor, pois vou voltar quarta e sexta-feira!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Mari! Tinha de tudo e para todos <3
      Eu imaginava que estaria super lotado nos fins de semana, inclusive eu fui em uma quinta que também estava péssima hahah. Espero que tenha aproveitado!

      Excluir
  4. Gostei bastante do evento, mesmo com as falhas dele.
    Sei que o mercado editorial está passando por uma crise, mas senti que algumas editoras deveriam ter investido mais para atrair a atenção do público. Seja em cenários ou descontos... a Saraiva não foi esse ano e por ser responsável por grande parte do lucros, pensei que as empresas iam aproveitar essa ausência..

    Mas fiquei contente com minhas compras e com as pessoas que achei por lá *_*

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pensei a mesa coisa, Clayci! Fique surpresa por saber sobre a Saraiva, parece que havia um vácuo, não é? Sobre os atrativos também fiquei um pouco chateada...
      Enfim, também amei minhas compras e todos que eu pude ver! Em breve sairá mais um post sobre isso e espero que você goste ^^

      Excluir
  5. Fico imaginando como tu deves ter se sentido! Porque isso é demais! haha também amo esses tipos de eventos, embora nunca tenha ido na Bienal do Livro até o momento (very sad).

    :3

    http://larliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm, fiquei muito feliz!
      Sério? Que pena... Mas tenho certeza de que um dia você irá!

      Excluir

*Seja educado(a) e respeite a todos.
Deixe sua opinião, ela será sempre bem vinda, assim como você ❥